10 de jul. de 2015

Sobre voar, sonhar e acreditar. Ou London, here we go.

Em meados de Abril Emika recebeu um email: sua pesquisa de doutorado faria parte do '5th International Conference on Emotional Geographies*', que aconteceria em Edinburgh, na Escócia, dias 10 a 12 de Junho . Um suspiro misturado com frio na barriga, com ansiedade, com felicidade. Tudojuntoaomesmotempo.
Dia 11 de Junho Emika participou do '5th International Conference on Emotional Geographies' na Universidade de Edinburgh, na Escócia. Eu e a Lola aproveitamos, fomos junto e ainda passamos por Londres!

A questão era se ela ia ou não.
Foram cálculos de dinheiro, tempo e disponibilidade. Afinal de contas seria bem o período de entrega dos produtos para a Papel Craft e tínhamos a ação com a ONU logo em seguida - e precisávamos produzir 800 Lolas (veja todas as fotos da ação aqui)

Nossos produtos na Papel Craft e a celebração do dia mundial do refugiado, 19 de Junho, na Escola Municipal Friedenreich - RJ



Foram alguns dias pensando até que olha o que aconteceu:
Depois de uma reunião de planejamento, continuávamos sem saber o que fazer. Pedimos ao universo um sinal - qualquer um que fosse, se era pra ir até lá ou não.
No fim do dia, toca o email, novo cliente cadastrado, nova venda aprovada: Mariah Escóssia. Isso mesmo que você leu. A Mariah Escóssia se tornaria nossa cliente e veio nos contar que era sim, não só pra Emika ir, como eu também. (Ok, tem uma diferença na escrita. Mas soa da mesma forma. Às vezes a gente tem que saber interpretar os sinais. A gente só precisava de um empurrãozinho mesmo. hehehe)

Mariah Escóssia, nossa cliente, fez a compra no dia que a gente pediu "um sinal para o universo" sobre a viagem

A gente sempre quis ir para Londres com foco em Negócios Sociais (lá conhecidos como Social Entrerprise), já que Londres é uma das cidades de referência nesse tipo de negócio no mundo.

Um frio na barriga, dias sem dormir pra dar conta de tudo, um email pra nova cliente contando sobre o que o nome dela fez nas nossas vidas e lá fomos nós. Já que a gente ia 'até ali', decidimos chegar por Londres e ir para a Escócia de trem.

Três guias de viagem, seis bonecos, um casaco e um caderninho.

Embarcamos.

Viajamos de Iberia, coisa que na verdade não recomendo para ninguém. Foi o voo mais difícil da minha vida. Sério. A cada turbulência eu só pensava: eu vivi feliz. eu vivi feliz. eu amo minha família e todos sabem disso. eu vivi feliz. eu deixei uma marca de amor no mundo. eu fui feliz. Foi um sufoco.

Nunca fiquei tão feliz de pousar quanto nesse dia. Nós sobrevivemos.

Depois de chacoalhar bem muito o cérebro, chegamos em Madrid para uma pausa rápida e troca de aeronave. Tomamos um café delícia, passeamos nas lojas e logo entramos no outro avião, para chacoalhar ainda mais.

Sobrevoar Londres é algo curioso. O avião dá vááááárias voltas em torno da cidade e você fica acompanhando da janelinha as camadas de aviões pousando - ou seja, uma loucura.

O parlamento, a roda gigante e um arrepio enorme pela espinha. Lá estava ela, essa cidade tão cheia de história.
Assim que a gente chegou foi direto para o metrô, pois até a região central é mais uma hora, agora debaixo da terra. Compramos o tícket e seguimos a viagem.

Chegamos no Hotel quase no fim do dia. Deixamos as malas e fomos dar uma volta a pé. Ficamos na Russel Square, perto de da New Oxford Street e do metrô. Logo na primeira esquina, um amor que encontraríamos em várias esquinas de Londres: PRET A MANGER. Trata-se de uma rede de "fresh food" de comidinhas orgânicas, sanduíches super frescos e bebidas naturais. As comidinhas ficam prontas na prateleira: é pegar, pagar e comer. Se você come no restaurante paga uma taxa a mais. Se for para levar, é mais barato. Além de toda a beleza de opções de comida, o Pret também tem missão social, missão com produtores locais, missão com a sustentabilidade. Era, de fato, um paraíso para nós. Opção de comida rápida, fresca, de valor acessível e em todos os lugares.

Pret a Manger é uma rede de comidas naturais e orgânicas. Um sonho.

"Este guardanapo é 100% reciclável (O departamento de sustentabilidade do Pret´s é militante, nós estamos fazendo progressos). Se o funcionário da Pret te entregar um monte de guardanapos (que você não queira ou precise) por favor dê a ele um olhar bem feio. " Genial, não?

Seguindo na rua, o Dôdu encontrou sua loja favorita, assim no primeiro dia. James Smith, uma loja familiar, que desde 1830 produz guarda-chuvas à mão. Um por um. E olha... a loja é enorme.
Dôdu, o ônibus e a loja de Guarda-chuvas, desde 1830

Logo pegamos o metrô de novo e encontramos o irmão de Emika, que mora em Londres.
Próxima parada: Lewisham (longe pra dedéu, mais uma hora de metrô)
Um caminho a pé e chegamos no nosso destino. A sensação foi de estar no sonho do sonho. Sabe?

Fomos até o Model Market, um mercado que acontece durante os fins de semana no verão, sexta e sábado. O cenário era de verdade: um mercado abandonado de 1950, circus lights, boa música, tonéis de fogo (porque mesmo sendo verão tava um frio danado) e um céu azul até pra lá das 22h.

Model Market, merengues, Buns e Barbecue


No mercado a gente comeu sanduíche tipo Buns, uma massa oriental, feita no vapor que é simplesmente a sensação de morder uma nuvem deliciosa (coisamaismaravilhosadomundo). Também comemos barbecue com pint. Hummmmm.
E de sobremesa: um monte de merengue de fadas e unicórnios. Não dá pra descrever a sensação.

Meringue Girls


Metrô de volta e agora além do cérebro, o coração, os olhos e o corpo todo estavam chacoalhados. Londres tomou meu coração de um jeito que acho que um pedaço meu ficou por lá.

No caminho para o hotel entramos numa loja de conveniência. Tomamos coca-cola de vanilla (que tem gosto de aromatizador - óbvio hahaha) e mais um novo caso de amor nas nossas vidas: Ben & Jerry´s. (que depois que a gente chegou deu de cara com uma loja deles em SP).

Ben & Jerry´s, um sorvete com selo Fairtrade e Ninha, a nuvem de estimação da Lola


O corpo estava exausto, mas o coração estava em festa.
Precisava recarregar as baterias. - as nossas e as do controle remoto do quarto do hotel. (hahahaha - zero glamour, mas impossível não dividir isso com vocês)

Zero glamour.

Sobre as primeiras impressões: bem, já sabemos que viagens abrem vááááárias portas (e janelas) na sua mente. Mas sentimos isso na pele, logo no primeiro dia. Várias coisas se tornam muito pequenas e sim, o mundo está cheio de inúmeras outras possibilidades. Outras duas coisas, percebidas logo na fila da imigração: gente, existem MUITOS tons de pele no mundo. Muitos outros que como nós não convivemos, não sabemos. Mas a paleta de cor da vida é diversa, maravilhosa e complementar. E a outra coisa que a gente já sabia é que cultura e respeito devem caminhar juntos. Eu provavelmente nunca vou entender o uso de certos elementos de cultura e religião - mas uma coisa é certa, é fato e eu entendo e sei: é preciso respeito. Respeito e tolerância. Quando houver mais respeito no mundo, haverá mais paz.

Amanhã eu conto mais.

Beijos,
tânia piloto

* Nossa coleção 'Love London' está disponível na nossa loja online. Para cada produto que você compra, uma Lola ou Dôdu é doada para uma criança ou jovem em situação de risco, com ação de arteterapia vivencial. 

*geografia emocional:

A geografia emocional é uma geografia humanística inspirada em diferentes doutrinas filosófica: fenomenologia, o existencialismo e o pós-modernismo. A visão emocional acentua tonalidades, espaços e tempos. 

A pesquisa da Emika documentou o movimento do corpo no centro do Rio de Janeiro e analisou como o corpo experiência o espaço urbano. O movimento do corpo traz significados e respostas sobre a cidade: a forma como as pessoas se movem na cidade configura um mapa emocional. 

Emoção é uma reação corporal, nem sempre consciente, mas vital.

Emika Takaki é doutora em Urbanismo, mestre em Engenharia de Produção, Professora no curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro e ilustradora do ateliê ...com Lola. 





Um comentário:

  1. Que viagem incrível! A Europa faz isso com a gente mesmo, abre a mente! Grande beijo e muito sucesso pra vcs!

    ResponderExcluir