26 de mar. de 2020

Atividade 1 | dia 4





Atividade da semana: 1 - dia 4
Personagem: Ninha
Palavras: Resiliência, Liberdade, Criatividade, Voar




A Ninha é determinada. Ela acredita que a imaginação pode levar a gente onde a gente quiser - e que a vida é feita de ações. Ela é a força, o impulso da criação. Para a Ninha, nós temos asas e podemos, sempre, ir além.

Dia 4: - É MUITO IMPORTANTE: antes de começar a atividade, pegue um copo e coloque algumas pedras de gelo. Deixe esse copo perto de você enquanto faz a atividade, cuidado para não molhar o seu desenho. Mesmo que você já saiba o que vai acontecer é importante fazer.

          - Mesmo esquema do dia 1: ou imprima o desenho ou pegue uma folha em branco e faça o seu. Observe que a Ninha está em diversas situações diferentes, em momentos diferentes, em dias diferentes. Pinte o desenho pensando em como será que a Ninha se sente em cada situação. Quando terminar de pintar, escreva embaixo: e você, como se sentiu? Como estão os dias, como está seu coração, sua mente. Como você está se sentindo agora? Escreva o que quiser. 

          - O copo com gelo? Ele derreteu. A água mudou de estado, de sólida para líquida. A água se adaptou ao meio que ela está: fora do congelador não tem frio suficiente para mantê-la em estado sólido. É certo que este é um estado físico e que esta é uma lição de química - mas usamos aqui meramente de forma ilustrativa o que significa ser resiliente emocionalmente: precisamos nos adaptar à realidade do momento. A água tem grande poder de transformação e adaptacão, ela expande, ela flui, ela se modifica conforme a temperatura. O que podemos aprender sobre nós com esse copo de gelo? Sim, a gente consegue se sair muito bem disso. Essa água você pode beber ou regar as plantinhas.

Nesse exercício, tomamos consciência do nosso estado emocional: seja pelas cores escolhidas, pela forma que pintamos, pelo preenchimento: pintamos o céu? de que cor? como a Ninha está se sentindo? Essa é uma boa forma de reconhecermos o que nós estamos sentindo - trata-se de uma distância segura - 'É a Ninha e não eu' (conversaremos mais sobre isso na live de domingo, às 16h, lá no instagram). A importância do copo com gelo, mesmo sabendo o que vai acontecer? A gente tem a possibilidade de vivenciar um pequeno ritual, mesmo que pareça em vão, mas de visualizar esse momento em que precisamos descobrir a resiliência dentro de nós - é sobre 'ver com nossos olhos' como ferramenta para entendermos o que estamos sentindo.

Amanhã tem mais.
Acredita.
Só depende de você.
Esteja disponível.
Vai ficar tudo bem.



* todos os personagens e imagens são criação da loja ...com Lola, estão registrados e têm proteção legal. Não utilize de forma comercial - isto é crime.

Um comentário:

  1. Oi, gente, é a Keli! Como sempre, mais um exercício incrível. O gelo derreteu um pouco, mas as esperanças, não. Essas se mantiveram firmes, pelo menos estou tentando. E, como sabem, adoro a versão da Ninha como uma nuvem com asas, sem corpinho, indo além. Beijo grande, saudades de vocês! Ah, postem também no Twitter! :)

    ResponderExcluir