Toda terça-feira de noite estamos estudando um pouquinho, aprendendo, conversando e debatendo sobre as artes do mundo, que também fazem parte da nossa história.
Essa semana falamos sobre a Arte Budista. Eu confesso que ainda não havia estudado essa arte em particular.
O Buda do ateliê |
Não se sabe ao certo em que momento da história foram feitas as primeiras esculturas de Buda, mas foi em Gandhara (atual Paquistão) que os primeiros relevos foram encontrados.
Buda século V, escultura em caverna, Yungang, China |
Siddharta Gautama foi um príncipe que nasceu no norte da Índia e renunciou a vida de luxos e privilégios e adotou um estilo de vida ascético. Através de muito silêncio e meditação, veio a entender que a liberdade espiritual é conquistada pelo "Caminho do Meio" entre a indulgência extrema e a automortificação. Essa compreensão profunda o conduziu à iluminação, o estado búdico.
Relicário de Bimaran, século I, ouro e granada [uma das primeiras imagens de Buda a sobreviver] |
A região de Gandhara era um importante encontro de influências artísticas, onde a influência da arte greco-romana permanecia forte. As esculturas de Buda mantêm características estilísticas indianas, mas o rosto e tratamento do cabelo e das vestes demonstram características greco-romana.
Birth of Buda |
O budismo foi disseminado por monges viajantes e comerciantes da rota da seda, e chega na China e na Ásia Central no primeiro século da era cristã. Chegou ao Japão no século VI e logo se torna a religião do Estado.
Nossos Budas! |
A História da Arte, E.H. Gombrich, 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário