26 de mai. de 2014

O que você se orgulha de ter feito? - Laboratório Yunus de Negócios Sociais

Tava chovendo. Tava frio. Aqueles dias de céu cinza, galochas e guarda-chuva - inconveniente - molhado dentro da bolsa.
Mas o 'calorzinho no coração' era forte. Fez a gente sair cedo e ir numa jornada de sonhos, ideias, força e vida.

Era dia de encontrar um monte de "malucos" (como muitos se autodenominam) para o laboratório Yunus de Negócios Sociais, realizado pela Taciana Abreu, no IPP - Instituto Pereira Passos, da Prefeitura do Rio de Janeiro.


Espera. O que é um negócio social?


Negócios Sociais são empresas que têm a única missão de solucionar um problema social, são autossustentáveis financeiramente e não distribuem dividendos.
Como uma ONG, tem uma missão social, mas como um negócio tradicional, geram receitas suficientes para cobrir seus custos. É uma empresa na qual o investidor recupera seu investimento inicial mas o lucro gerado é reinvestido na própria empresa para ampliação do impacto social.
O sucesso do negócio não é medido pelo total de lucro gerado em um determinado período, mas sim pelo impacto criado para as pessoas ou para o meio ambiente.

 Além disso, para seu negócio ser um negócio social, você precisa necessariamente cumprir os sete princípios:

1. O objetivo do negócio será redução da pobreza ou mais problemas (como educação, saúde, acesso a tecnologia e meio ambiente) que ameaçam as pessoas e a socidedade; não a maximização dos lucros.
2. Financeira e economicamente sustentável;
3. Investidores recebem de volta somente o valor investido. Nenhum dividendo é pago além do dinheiro investido.
4. Depois que o investimento for devolvido, o lucro da empresa fica na empresa para ampliação e melhorias.
5. Ambientalmente consciente.
6. Colaboradores recebem valor de mercado com melhores condições de trabalho.
7. ... fazer tudo isso com alegria.
"Todo ser humano é altruísta"
 
Todos estávamos ali com o mesmo propósito: viver em um mundo melhor. E éramos muitos: estudantes, empreendedores, curiosos, voluntários, estagiários, revolucionários, inquietos. E de todos os lugares: Rio de Janeiro, São Paulo, asfalto, comunidade, favela, programas sociais, etc.

A Luisa Rodrigues, que estava lá, resumiu muito bem.
[Sobre encontros]
Ontem troquei o edredom no sofá por um workshop sobre negócios sociais que me provou uma vez mais que certos encontros devem acontecer para a gente perceber que está fazendo boas escolhas pelo caminho. Na mesma sala estavam reunidas pessoas da zona sul, do complexo do alemão, da maré, do andaraí, de são paulo, etc. Pessoas que fazem o caminho valer mais a pena e que estão abertas e ansiosas por mais encontros. Tudo isso para dizer muito obrigada aos que eu encontrei por aí, porque é a partir desses encontros que quem vai se encontrando sou eu.
Lá, nós conhecemos diretamente a Cláudia Lima, da Clô Comunicação em Movimento e a Ursulla Araújo, da GOMA, que pensaram conosco, no exercício proposto pela Taciana, sobre nosso ateliê, nossos problemas, soluções e caminhos. Duas pessoas que literalmente nos iluminaram.

'Os dois dias mais importantes da sua vida são: O dia em que você nasceu, e o dia em que você descobre o porquê.' [Mark Twain]
Para Cláudia, Ursulla, Taciana, Muhammad Yunus, todos que estavam naquela sala e todos que entendem que pensar no coletivo é a única solução para um mundo melhor, nossa eterna gratidão.

O mundo tem 7 bilhões de habitantes. 1 bilhão vive em extrema pobreza. O Brasil tem 200 milhões de habitantes. 30 milhões vivem na extrema pobreza. E você ainda acha que esse problema também não é seu?

*Foto de Roberto Ueno

//

...com Lola é um ateliê de Slow Design. Somos um negócio social com o objetivo de gerar impacto social através de ações de arteterapia para crianças em risco ou vulnerabilidade. Para cada compra que você faz na loja online do ateliê ...com Lola , uma boneca Lola (ou Dôdu) é doada com uma ação de arteterapia vivencial. Todo lucro é reinvestido para amplificação do impacto social das doações.

www.lojacomlola.com.br


Saiba mais sobre Yunus Negócios Sociais: http://www.yunusnegociossociais.com/






2 comentários: