22 de mai. de 2014

Vermelho - a cor da vida, da força, da coragem.



Era uma terça-feira de Janeiro de 2014. A cidade, Brumadinho. Um pouco mais de 35 mil habitantes e o maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo: Inhotim.
Foi um dia cansativo. Saímos do Rio antes de seis da manhã, avião, estrada de terra, arte - muita arte que consome, invade, explode, perturba, move. Eram seis da tarde quando batemos palma num portão simples de uma casa bege. Uma criança corre para nos receber, com um olhar de brilho, um tanto desconfiado - sem entender muito bem o que duas moças faziam ali, no começo da noite.

Sentamos no chão, contamos histórias, brincamos com cores.
Uma das meninas, com um pouco mais de três, pegou uma canetinha vermelha. Abriu. Acomodou na boca. E mastigou. 'Quero cor aqui', e apontou para o peito. . Imediatamente me lembrei de Clarice, com sua leveza e densidade quando descreveu Macabéia e sua necessidade de comer um pote de creme hidratante.



Em seguida, o pote vermelho com todas as cores de canetinhas estava debaixo do seu travesseiro. Ela talvez quisesse sonhar com cores. Dormir com cores. Deitar em cores. Viver com cores.

Nesse dia vermelho virou vida. Virou alimento. Pra mim, coragem.

*Para cada venda do ateliê ...com Lola, uma Lola (ou Dôdu) é doada com uma ação de arteterapia vivencial. Saiba mais.




"No princípio era o vermelho. Foi a primeira cor que o homem batizou, a mais antiga denominação cromática do mundo. É supostamente também a primeira cor que os bebês enxergam. 
O simbolismo do vermelho está marcado por duas vivências elementares: o vermelho é o fogo e o vermelho é o sangue.
Do amor ao ódio, o vermelho é a cor de todas as paixões, as boas e as más. Por trás do simbolismo está a experiência: o sangue se altera, sobe à cabeça e o rosto fica vermelho, de constrangimento ou paixão. 

A função psicológica e simbólica do sangue faz do vermelho a cor dominante de todas as atitudes positivas em relação à vida. O vermelho, como a cor mais forte das cores, é a cor da força, da vida, da coragem" (do francês cor-age)


"Vermelho é uma cor masculina; isso se demonstra em múltiplos significados. É masculino como cor da força, da atividade e da agressividade. É o polo oposto ao passivo, delicado azul e inocente ao branco. O fogo é masculino, a água feminina.

O vermelho também é a cor da alegria e felicidade, supostamente protege do mau-olhado e dos invejosos. Em termos visuais, o vermelho sempre se projeta, aproxima; dificilmente é usado como cor de fundo.

É ativo, é dinâmico. O artista Alexander Calder disse: 'Eu gosto tanto do vermelho que preferia poder pintar tudo de vermelho.' Nenhuma cor se adequa melhor a um carro de corridas do que o vermelho."

"Eu gosto tanto do vermelho que preferia poder pintar tudo de vermelho" Alexander Calder

"Vermelho é a cor simbólica de todas as atividades que exigem mais paixão do que compreensão."



*Trechos do livro 'A Psicologia das Cores - Como as cores afetam a emoção e a razão' de Eva Heller

Nenhum comentário:

Postar um comentário