12 de mai. de 2014

Ouse.



Ontem tava chovendo. Peguei um taxi, fechei meu guarda-chuva e coloquei entre meus pés, no chão.
O taxista, sem perceber minha ação, virou para mim e disse: a senhorita pode colocar seu guarda-chuva no chão por favor? E eu com a mesma gentileza respondi, 'não se preocupe, já coloquei'.
Ele me olhou pelo espelho com um sorriso honesto e disse: 'puxa, acabei de levar um sermão da moça que saiu. Pedi a mesma coisa e ela simplesmente disse que estava pagando pelo serviço, que poderia fazer o que ela quisesse dentro do meu carro. E não se impressione senhorita, está cada vez pior'. A moça deixou seu guarda-chuva molhado em cima do banco.




Fiquei com aquela história martelando na minha cabeça.

A moça do guarda-chuva molhado não entendeu ainda que a atitude dela também influencia na minha vida. Que o taxista vai ter que dar um jeito para o banco do carro secar sem mofar. Que o que ela está fazendo é só pensar no seu próprio conforto.

Nós não fomos 'treinados' para pensar no coletivo. Nem pela nossa cultura, tão pouco pelo nosso governo. Nem na escola e me arrisco a dizer que também não na religião. Não é comum pensar que estamos todos no mesmo barco, mesmo quando a vida das crianças da Nigéria* não me influencia diretamente.

Estudos comprovam que 'ser solidário' faz parte da evolução da espécie** ao mesmo tempo que a onda dos 'vingadores' cresce nas ruas.

Prefiro focar meus esforços na primeira parte da frase acima.

Quanto tempo falta pra gente entender de uma vez por todas que gentileza, solidariedade e coletivo é pensar no futuro?

Ouse pensar no outro.
Ouse pensar em como suas atitudes influenciam a vida do outro.
Ouse dar bom dia a um desconhecido.
Ouse juntar todo seu lixo na sua bolsa e jogar fora só quando chegar em casa.
Ouse usar menos sacolas plásticas.
Ouse fazer uma boa ação (de coração).
Ouse fazer doação.

Ouse pensar no coletivo.


* No dia 14 de Abril mais de 230 meninas foram sequestradas do seu internato no Estado de Borno, na Nigéria. A intenção dos sequestradores é vendê-las como escravas.

** Quer saber mais? http://goo.gl/rAj7Ju

Nenhum comentário:

Postar um comentário