31 de out. de 2013

A arte como terapia


Semana passada recebemos uma amiga de Barcelona e numa conversa descobri que ela nunca tinha ouvido falar em arteterapia. Fiquei com aquilo na cabeça... Atualmente a arte está tão contida no nosso cotidiano, assim como a arteterapia, que pra mim soou estranho: como assim nunca ouviu falar em arteterapia? 

Aí me lembrei de uma querida amiga alemã que ficou bastante curiosa sobre o assunto e nos explicou que em seu país a arteterapia só está contida dentro de um tratamento psicológico formal, como uma das "abas" do processo.  
 
Decidimos então escrever esse post, para contar um pouco sobre essa arte e essa tal de arteterapia. 

 

A arteterapia nasce no período pós segunda guerra mundial, na Europa, com Adrian Hill e Edward Adamson e, nos Estados Unidos com Edith Kramer e Margaret Naumburg. 



Para jogar fora coisas que não te 'servem' mais

Mas, o que é arteterapia? 
De acordo com a American Association of Art Therapy (2003):
Arteterapia é o uso terapêutico da atividade artística no contexto de uma relação profissional por pessoas que experienciam doenças, traumas ou dificuldades na vida, assim como por pessoas que buscam desenvolvimento pessoal. Por meio do criar em arte e do refletir sobre os processos e trabalhos artísticos resultantes, pessoas podem ampliar o conhecimento de si e dos outros, aumentar sua autoestima, lidar melhor com sintomas, estresse e experiências traumáticas, desenvolver recursos físicos, cognitivos e emocionais e desfrutar do prazer vitalizador do fazer artístico.
A principal ferramenta utilizada pela arteterapia é a linguagem do simbólico, que abrange a dimensão psicológica individual e coletiva. Para representar o simbólico, existe uma possibilidade grande de técnicas que auxiliarão o indivíduo a exprimir os seus sentimentos e desenvolver o seu processo criativo.

Lápis apontado, pronto para escrever e colorir

Aqui nós utilizamos a arte e a arteterapia como suporte tanto no desenvolvimento de produto, como nas consultorias que a gente realiza, no Projeto Brincando ...com Lola e também nas oficinas criativas.


A arte é algo que vive presente no nosso cotidiano e estilo de vida: participamos de grupos de estudos em Arteterapia e História da Arte, pesquisamos (e muito!), está contida na nossa forma de ver, pensar e perceber o mundo. Esse conhecimento (e experiência) é inerente a tudo que a gente propõe. 

Portanto, quando montamos e estruturamos uma oficina, levamos conosco nossas experiências, toda a teoria e embasamento.

Mas eu vou aí fazer terapia?
Não! Mas também não vem aqui aprender somente técnica. Você vem aqui parar viver uma experiência. Experiência sensorial, afetiva, com texturas e materiais diversos. 

Vem ler esse post para entender como acontecem as oficinas.

A arte é transformadora, por si só.

E isso não é mágico? 


Nosso Projeto Social 'Brincando ...com Lola' na revista Kids In de Junho de 2013

Para cada venda uma Lola ou Dôdu serão doados, com uma ação de arteterapia vivencial


Emika Takaki desenha com a mão esquerda, com a mão direita e de olhos fechados. Não fala, desenha. É arquiteta, mestre em engenharia de produção, doutora em urbanismo, viciada em café, ilustradora, não dispensa uma câmera analógica e zineira.

Tânia Piloto é colorida, curiosa e descabelada. Cheia de palavras, tem sempre uma história para contar. Designer e arteterapeuta, tem um monte de desenhos espalhados pelo corpo e coleciona livros infantis como forma de inspiração. Cria ideias, cria sonhos, cria histórias e cria soluções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário