1 de out. de 2013

Livros do ateliê_Blexbolex


Não sei se você sabe, mas aqui no ateliê a gente ama livros. Eles estão por toda parte. Eu bem acho que nossa coleção já passa dos 200...
Temos livros sobre diversos assuntos: arte - nossa maior fonte de inspiração, infantis - nossa segunda fonte de inspiração, fotografia - que a gente tanto ama, design, história, literatura, cultura, HQ's - os prediletos da Emika, psicologia - afinal a gente estuda muito para o Projeto Brincando ...com Lola, arquitetura e urbanismo, etc. Como eu disse, são muitos!
A gente gosta de pesquisar na fonte, de conhecer outros mundos, de viajar por histórias e teorias.

Como o grande propósito do nosso blog é dividir um pouco mais do que a gente faz no ateliê - e nos momentos off também, toda semana teremos um livro na sessão 'Livros do Ateliê'.
Sempre postaremos sobre os livros que a gente tem, a história de como esse livro chegou em nossas mãos, qual nosso vínculo com eles, etc.
Livros do Ateliê - toda semana um livro diferente




O primeiro livro escolhido - leia-se: horas olhando as prateleiras - se chama L'Imagier des Gens (A imagem das pessoas), de Blexbolex, 2008. 

L'Imagier des Gens, Blexbolex, 2008

O livro é como um dicionário, em cima escrito o nome / tipo / profissão / característica e embaixo a ilustração. Talvez a grande magia do livro seja essa: a simplicidade. Os traços do ilustrador são absolutamente simples, variando entre pequenos detalhes e algumas poucas linhas. O paralelo entre as páginas dá um tom de humor sofisticado ao livro.
   

Impresso em papel poroso e fosco (não há especificação do papel nem da impressão), temos uma sensação muito agradável ao tocar suas páginas, uma certa proximidade à ilustração. Olha como ele não usa preto... o contorno é a própria cor do objeto ou personagem. Lindo né?
Já sabemos que os materiais naturais e simples possibilitam de maneira mais intensa a imaginação e por isso posso afirmar: esse papel não foi escolhido ao acaso!





Compramos o livro pelo site da Livraria Cultura, só que tem um detalhe: não esperávamos um livro de ilustração tão incrível assim. Foi amor à primeira vista, à segunda, à terceira... e amor à toda vez que a gente abre o livro.

Pesquisei e vi que o Blexbolex não tem um site próprio (ou pelo menos não encontrei). Ganhador de alguns prêmios, ele é pioneiro na forma em que trabalha.
É possível encontrar algumas referências ao seu trabalho no site da editora e em um coletivo de arte impressa chamado Nobrow.

"Sua abordagem experimental combina ilustração com técnicas industriais de impressão e  a forma como produz o livro, faz dele um verdadeiro pioneiro no seu campo."



Não é incrível??
Tem aqui óh.

Nenhum comentário:

Postar um comentário